Páginas

22 de mar. de 2012

"cakepop" “pirulibolo” “bolo no palito”



Estava navegando pelo site da fotógrafa Aline Machado e achei essa inspiração linda: uma bandeja de “cakepop“, ou “pirulibolo” ou “bolo no palito” na mesa de doces do casamento. Gostaram? A doceira Eli Mafra, do Bolinhos & Bolinhas, ensina como fazer!

Cakepop, bolo no palito, pirulibolo… Tudo isso serve de nome para este docinho lindo e divertido de fazer e comer. Estão prontas para aprender a fazer essa delicinha!

Antes de começarmos, vale dizer que as quantidades de ingredientes desta receita variam muito de acordo com o tamanho do bolo que você vai usar de base!

Ingredientes:
- Um bolo já assado, e em temperatura ambiente – os mais gostosos, na minha opinião, são dechocolate e baunilha.
Uma dica importante: a receita não pode levar óleo, senão a massa fica muito engordurada e não conseguimos a consistência certa para o bolo não desmanchar quando for mordido;
- Chocolate meio amargo derretido, cerca de 200g;
- Creme de leite, ganache, Nutella ou doce de leite para dar a consistência certa da massa;
- Palitos de pirulito ou sorvete;
- Confeitos coloridos.



Como fazer:
- Destrua o bolo assado. Isso mesmo! Pegue uma tigela e comece a esfarelar todo o bolo. Dá dó, mas o restultado final vale a pena. Juro!


- Bolo esfarelado, é hora de colocar o que você escolheu para dar a liga em ação. Eu costumo usar creme de leite no bolo de baunilha e ganache no de chocolate. Acrescente aos poucos e vá amassando até encontrar a consistência certa. O bolo fica parecendo massinha de modelar. Para saber se acertou o ponto, pegue um pouco de massa, enrole e aperte, ela deve demorar um pouco antes de esfarelar na mão.



- Pegue pequenas quantidades da massa enrole, como brigadeiros, e coloque em um prato. Leve ao congelador por cerca de 20 minutos. Não é para congelar, é só para estar firme.



- Tire as bolinhas do congelador e banhe-as no chocolate, de preferência sem mexer o palito pelo chocolate, para que a bolinha não se solte. Só mergulhe a massa no chocolate, e jogue-o com a ajuda de uma colher até que cubra toda a bolinha.



- Tire o excesso de chocolate dando leves batidinhas no punho que segura o palito.



- Jogue os confeitos por cima e espete numa placa de isopor.
- Leve-os à geladeira por alguns minutos para o chocolate endurecer mais liso.

Voilá! Estão prontos os bolos no palito! Eles são ótimos para uma reunião de amigos, chás, ou pra matar a vontade de doce no meio da tarde. Uma dica para a apresentação ficar legal é pegar um vasinho, encher de isopor no fundo e espetar os palitinhos, como eu fiz aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário