Páginas

5 de mai. de 2012

LOMOgrafia

Há tempos a marca russa Lomo é cultuada por profissionais e hipsters que desejam efeitos descolados em seus cliques. A novidade é que os fãs paulistanos dessa moda poderão adquirir câmeras na primeira loja oficial do fabricante na cidade, a Lomography Gallery Store, recém inaugurada na Rua Augusta.



O maior diferencial da Lomo são suas lentes, capazes de dar efeitos diversos às fotos, como o modelo com Fisheye, que imita um olho de peixe ao distorcer a imagem. Outra vantagem são os preços mais acessíveis. Na loja paulistana, as mais baratas — Actionsampler Chrome e Actionsampler Clear — sairão por 99 reais cada uma. Já a mais cara, a Horizon Perfekt, será vendida por 1.199 reais.



A Lomography também terá filmes à venda, desde o rolo simples (R$ 35 a caixa com três), até películas especiais que dão tons avermelhados, esverdeados ou violeta para as imagens (R$ 58 a caixa com três). Na loja, também será possível fazer a revelação das fotos. No início, o processo será feito em parceria com um laboratório, mas até o ano que vem o estabelecimento promete um espaço para fazer as revelações por lá mesmo.



Esse recurso de unir os efeitos da câmera aos filmes especiais deu origem à Lomografia, movimento que inspirou o aplicativo para iPhone Instagram, febre entre os usuários do smartphone da Apple.



“Até quem está acostumado a usar a Lomo pode se surpreender com o resultado de uma imagem”, diz o fotógrafo profissional Jorge Sato, que se rendeu à máquina em 2006. Ele tem oito câmeras da marca e afirma que seu modelo favorito é a LC-A, que custa 699 reais e permite fazer uma espécie de colagem entre duas imagens, que se sobrepõem no resultado final.



Para quem quer aderir à Lomografia, a dica é experimentar. Há até uma lista com dez regras básicas para seguir o movimento, que mais parece uma filosofia de vida para seus adeptos:



1. Leve a sua Lomo para qualquer lugar que você vá
2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite
3. A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela
4. Aproxime-se o mais que puder do objeto a ser fotografado
5. Não pense
6. Seja rápido
7. Você não precisa saber antecipadamente o que vai fotografar…
8. …nem posteriormente
9. Não fotografe com os olhos
10. Não se preocupe com as regras

Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário